Durante o verão chegam as dúvidas quanto a levar ou não os pequenos à praia, piscinas ou parques ao ar livre, para evitar a exposição e os danos ocasionados pelo sol.
Proteger a pele do sol é uma tarefa que devemos realizar tanto em bebês, quanto em crianças e adultos. No entanto, a pele dos bebês é mais fina, delicada e requer maior cuidado.
Por isso, na nota de hoje vamos falar sobre quando é o momento ideal para que o seu pequeno aproveite as atividades ao ar livre e como cuidá-lo de forma correta para evitar qualquer dano.
Os bebês podem ir à praia?
Essa pergunta é muito comum nas conversas de pais de primeira viagem com o pediatra quando começam a chegar as temperaturas mais altas e os dias de maior intensidade solar.
Os bebês recém nascidos, com menos de 6 meses de idade, possuem a pele muito fina e muito mais delicada em comparação com crianças e adultos. Além disso, sua capacidade de suar ou produzir melanina é menor, o que representa um risco maior de desidratação e queimaduras.
Por esse motivo, não é recomendável expor os bebês menores de 6 meses ao sol, nem aplicar filtro solar pois podem desenvolver reações alérgicas. É preferível não levar o seu filhote à praia e evitar uma série de incômodos, e principalmente desconfortos no pequeno.
As recomendações médicas indicam que não é adequado expor os bebês ao sol até os 3 meses de idade. Mas é possível que eles aproveitem a praia, as atividades ao ar livre ou a piscina, sempre na sombra e com a proteção adequada.
Que protetor solar escolher?
Se o seu pequeno já tem mais de 6 meses de idade, provavelmente você está muito ansioso para levá-lo para conhecer o mar, a areia ou a piscina. Mas certamente você terá muitas perguntas sobre que protetor solar é o adequado é como escolhê-lo.
O mais importante é compreender como funcionam os protetores solares: Todos eles contém filtros que oferecem proteção contra a radiação ultravioleta (UV), por isso é importante escolher um com filtro de amplo espectro que proteja contra os raios UVA e UVB.
Por outro lado, o FPS mede a capacidade de proteção contra a radiação UVB. Isso quer dizer que com um protetor com FPS 50, a pele irá demorar 50 vezes mais para queimar.
No entanto, as medidas são obtidas em laboratórios sob condições ideais. A proteção real do seu pequeno também dependerá de fatores como:
- A atividade
- Suor ou quantas vezes entra na água.
- Se usar toalha para secar
- A resistência à água do protetor solar.
- A frequência e quantidade aplicada de protetor.
Que tipo de protetor solar é melhor para bebês?
Os protetores solares podem conter três tipos de filtros que bloqueiam a luz ultravioleta:
- Filtros físicos/minerais.
- Filtros químicos / orgânicos
- Filtros mistos (físicos e químicos)
É muito importante saber que os pequenos de 6 meses a 3 anos somente podem utilizar protetores com filtros físicos ou minerais.
Os Filtros Físicos estão compostos por minerais inorgânicos e são depositados na pele como uma capa que bloqueia e dispersa os raios solares. Além disso, não são absorvidos pela pele, o que evita qualquer tipo de irritação ou reação alérgica.
Os Filtros Químicos e Mistos são os mais comuns em quase todos os protetores solares. Este tipo pode ser usado em crianças maiores de 3 anos.
Tem a vantagem de não ter cor, evitando deixar uma capa branca sobre a pele. Este tipo de filtro pode ser absorvido pela pele, mas geralmente são bem tolerados e não geram inconvenientes.
O ideal é procurar protetores que indiquem proteção contra raios UVA e UVB, e que também sejam resistentes à água. A forma correta de aplicação é entre 15 e 30 minutos antes da exposição e reaplicar a cada 2 horas.
O protetor solar é suficiente?
É importante compreender que vários estudos têm demonstrado que utilizar somente protetor solar ou guarda sol não proporciona uma proteção adequada, principalmente para bebês.
Por isso, nas primeiras saídas ao ar livre com muita exposição solar, recomendamos sempre usar protetor solar adequado e aprovado pelo pediatra, roupa, chapéu e óculos com proteção UV mínima de 50 FPS.
Você também deve manter o seu filhote sempre na sombra ou debaixo do guarda sol. O ideal para essas ocasiões é levar uma piscina pequena ou uma manta onde ele possa sentar na sombra e aproveitar. Na nossa Loja Online, você poderá encontrar uma grande variedade de mantas confortáveis, leves e frescas para qualquer atividade ao ar livre.
Por outro lado, é fundamental evitar as horas de maior intensidade solar. O recomendável é ir à praia, piscina ou parque antes das 10 ou depois das 17, para evitar dano solar, suor ou desidratação.
Agora que você já conhece as dicas mais importantes, chegou a hora de começar a planejar o dia de praia, piscina ou parque com o seu filhote! Lembre sempre de levar roupa confortável e leve para que o seu bebê aproveite sem problemas.
Na Pitibebê você pode achar opções de conjuntinhos lindos para a praia ou o parque, super confortáveis e leves. Confira as opções aqui
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir no Instagram e Facebook e ficar sabendo de nossas dicas e produtos.