Para calcular as semanas de gravidez, você deve começar a contar desde o primeiro dia da sua última menstruação, pois essa é a informação mais objetiva para os médicos. A ovulação não é tomada em conta para os cálculos devido a que acontece normalmente 14 dias após o inicio do período, por tanto a ovulação pode prever, mas não é exata.
É por isso que as semanas desenvolvimento do feto geralmente não coincidem com as semanas de gravidez e apresentam uma diferença de aproximadamente duas semanas. Isso quer dizer que, por exemplo, uma gravidez de seis semanas geralmente corresponde a um embrião de quatro semanas (se o ciclo menstrual durar menos de 28 dias a diferença será menor e se durar mais, será maior).
Duração da gravidez
A gravidez tem uma duração média de 40 semanas, das quais 38 correspondem ao desenvolvimento do feto (10 meses lunares de 28 dias cada, ou seja, 280 dias). De acordo com os ginecologistas é normal que o parto se antecipe 15 dias ou retrase uma semana. Se o bebê nascer antes da semana 37 é considerado parto prematuro.
Como calcular a data do parto?
Para calcular a data de parto, devem ser somados nove meses mais uma semana a data da última menstruação. Com um ultrassom a data pode ser calculada de forma mais precisa.
No ultrassom que corresponde ao primeiro trimestre, realizado nas semanas 11-12, o embrião é medido para conhecer as semanas reais de gravidez. Essa informação é realmente precisa. Geralmente os ginecologistas marcam a data de parto entre uma semana e as duas seguintes, e de acordo como o crescimento do embrião vão ajustando a data.
O ultrassom é confiável se eu tiver Síndrome de Ovários Policísticos (SOP)?
Sim, o ultrassom calcula a data de parto com precisão também nesses casos. Quando as mulheres não têm ciclos regulares, como é o caso das que sofrem de SOP, as ovulações também não são, por tanto é quase impossível saber quando elas ovularam após ter o último período e quando ocorreu a concepção. O SOP apresenta distúrbios endócrinos que afetam a função ovariana e o metabolismo tanto de lipídios como de hidratos de carbono. Com um ultrassom o médico poderá determinar a sua data sem problemas.
Se você tiver dúvidas sobre o procedimento, consulte ao seu médico para que ele possa explicar todo o processo de acordo a sua situação.
Gostou do nosso conteúdo? Toda sexta publicamos uma nova nota em nosso blog.
Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar atento aos nossos últimos conteúdos.