A chegada de um segundo filho é um grande acontecimento para a família toda, principalmente para o primeiro filho.
A dinâmica da família mudará completamente com o novo membro, quem demandará muitos cuidados e atenção nos primeiros meses. Isso será uma grande mudança para o irmão maior, que deverá começar a compartilhar tudo.
Por isso, hoje queremos te ajudar a realizar essa transição e preparar toda a família, principalmente ao irmão mais velho, para a chegada do novo irmãozinho.
Conte para ele sobre a chegada do novo membro da família
É muito importante que você fale com tempo com o seu filho mais velho sobre a chegada do novo membro da família, para que ele possa acompanhá-la durante toda a gravidez e comece a plantar amor pelo irmãozinho desde cedo.
Sempre que for falar do seu bebê tente chamá-lo pelo nome, para que o seu filho mais velho possa se familiarizar com a ideia e imaginá-lo como uma pessoa.
É importante que você sempre fale positivamente sobre a chegada do bebê, mesmo que aos poucos você tente explicar as mudanças que acontecerão quando ele chegar. É muito bom dizer a ele como será a alimentação do bebê nos primeiros meses, para que ele possa entender os momentos em que você deve dar de mamar e passar tempo a sós com o pequeno.
Voce também pode utilizar contos com ilustrações que falem sobre a chegada do novo bebê para que ele possa ir criando uma ideia. Além disso é muito bom fazer com que ele participe das atividades, como por exemplo organizar o quarto do bebê ou comprar brinquedos, acessórios e roupa.
Minimize os ciúmes
Sentir ciúmes pela chegada de um novo irmão é algo completamente normal, especialmente em crianças pequenas que precisam mais tempo e dedicação para entender a situação.
O mais importante é respeitar e prestar atenção aos sentimentos do seu filho. Não tente evitá-los ou tirar importância disso. Converse com ele sobre o que ele sente e diga que é totalmente normal, que ele não deve se sentir mal pelos sentimentos negativos.
Tente explicar a ele que às vezes, mesmo que amemos muito alguém é normal se sentir irritado com essa pessoa, mas que o importante é aceitar isso e procurar a forma de mudar esses sentimentos.
Ensine a ele a descobrir todas as coisas maravilhosas que a chegada do irmãozinho trará. Aos poucos o pequeno poderá deixar de lado os sentimentos negativos e criará expectativas positivas, dê tempo a ele.
Uma ótima ideia, é comprar alguns brinquedos compartilhados ou combinar as roupas dos dois para que eles se sintam um time e possam criar um laço de amizade único. Na nossa Loja Online você pode achar muitas opções em todos os tamanhos para combinar os seus pequenos.
Por outro lado, quando o recém nascido já estiver em casa, é muito importante que você não deixe de prestar atenção às necessidades do mais velho. Tente mudar a rotina o mínimo possível e incorpore o irmão maior as atividades com o caçula, para que ele entenda que é uma grande companhia.
Se for preciso, você pode passar algum tempo a sós com o seu filho maior, fazer alguma atividade que ele goste ou falar sobre como ele se sente. Isso fará com que ele se sinta amado e esquecerá o medo de ser deixado de lado.
Lembre: A chegada de um segundo filho sempre será tão emocionante e difícil quanto a do primeiro. Tente aproveitar cada segundo com o seus dois filhotes, evite o estresse e peça ajuda sempre que precisar.
Siga essas dicas e pergunte a especialistas se precisar mais recomendações para que essa nova fase esteja cheia de amor e felicidade para a família toda.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir no Instagram e Facebook e estar ciente de nossas dicas e produtos.