A chegada de um bebê a família é um acontecimento único que mudará completamente o ritmo de vida de todos os integrantes da casa, principalmente dos animais de estimação.
Por isso, é importante conhecer alguns conselhos e dicas para que o novo integrante da família seja bem vindo pelo animalzinho da casa e possa se tornar seu melhor amigo.
Como preparar o cão para a chegada do bebê?
Da mesma forma em que você prepara o quarto do bebê e a casa para receber o recém nascido, é importante que você também faça isso com o seu animal de estimação.
É importante acostumar o cachorro aos novos horários que a família terá. O melhor é fazê-lo uns três meses antes para que o cão se acostume gradualmente e não seja uma mudança repentina.
Estabeleça rotinas diárias com passeios, brincadeiras e muitas carícias para o animalzinho e as mantenha após a chegada do bebê. Pode ser uma tarefa difícil distribuir o seu tempo, energia e atenção entre os dois, mas será muito necessário para que o seu cão receba o pequeno em bons termos.
Também é importante deixar o cachorro farejar e reconhecer o quarto do recém nascido, assim como o berço e o trocador para que ele sinta que é bem vindo neste lugar da casa
O bebê chegou! 😍
Quando o recém nascido chegar na casa o cão imediatamente mostrará curiosidade e ansiedade pela sua chegada. O melhor é esperar a que cão se acalme e cumprimente aos donos primeiro. Quando ele estiver mais calmo é hora de apresentar o pequeno. A melhor forma de fazer isso é ter o bebê no colo de um dos pais enquanto o outro controla o cão.
Deixe o cão farejar o bebê, mesmo se ele lamber um pouquinho os pezinhos dele, está tudo bem. Respeite sempre o espaço do cachorro e não estenda demais o tempo da apresentação. Alguns minutos de carinhos e calma serão suficientes na primeira vez.
O fundamental é entender que você não deve forçar a relação do animal com o bebê. Deixe que o cachorro conheça e adote o bebê como parte da família aos poucos.
Vigie sempre os encontros entre os dois e ante qualquer reação negativa do cão, tire ele da habitação com calma e de forma agradável, nunca o resmungue ou afaste. Isso fará o cachorro entender que o bebê não é algo negativo ou chegou para substituí-lo.
Por outro lado, durante os primeiros meses, todas as atividades realizadas pelo cão devem ser acompanhadas pelo bebê, passeios, brincadeiras, tempo com os seus donos ou carinhos, é importante que o pequeno esteja presente. Dessa forma, o cachorro poderá associar que quando o bebê estiver presente está tudo bem e que os seus donos prestam atenção nele.
O crescimento do bebê acompanhado pelo cão 🐶
A convivência com o cachorro é um grande benefício para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Ele terá um amigo e companheiro sempre com ele.
Esse vínculo ajudará o bebê a explorar o relacionamento com outras pessoas e animais e a estabelecer formas de interagir com o cachorro.
É importante que a medida que o seu filho for se relacionando mais com o cão, você ensine a ele que os animais sentem da mesma forma que os humanos. Também é fundamental ensinar a ele como acariciá-lo, com que intensidade e em quais áreas, para evitar possíveis más experiências para o cão.
Se o animal de estimação estiver saudável, com as vacinas e cuidados necessários em dia, é uma boa ideia deixá-lo lamber ao pequeno, pois é a forma que eles têm de demonstrar carinho e se comunicar.
Companheiros e amigos! ❤
Depois que o cachorro aceitar ao pequeno, ele se tornará o seu fiel e inseparável companheiro. Tanto é assim que tomará conta dele como a nenhum outro membro da família.
E provavelmente seja recíproco! Os bebês sentem um afeto especial pelos cães, tanto que acabam sendo grandes companheiros de brincadeiras, cochilos e refeições. O seu filho também se sentirá protegido o tempo todo pelo seu amigo de quatro patas, fazendo com que sinta confiança em cada novo passo.
Com um cachorro em casa as crianças aprendem desde muito cedo o significado de fidelidade e confiança, pois o animal não irá abandoná-lo.
Outra grande virtude dos animais de estimação é ser um grande apoio durante todo o crescimento dos bebês. Mesmo se a criança tiver alguma dificuldade para se relacionar com outros membros da família ou amigos, ou se tiver algum medo em particular, os cães o ajudarão a sentir coragem e confiança em todo momento.
Em poucas palavras, seu cachorro e seu filho se tornarão melhores amigos e vão querer estar juntos o tempo todo e fazer as mesmas atividades.
Por tudo isso na Pitibebê criamos uma nova coleção de roupa Pitibebê e Pet, para que os melhores amigos também estejam combinando em todas as suas aventuras juntos. Confira a nova coleção aqui
Seguindo esses conselhos básicos para a chegada do seu bebê, o seu animal e ele se tornarão amigos inseparáveis e o seu pequeno terá sempre um irmãozinho peludo ao seu lado, pronto para cuidá-lo, acompanhá-lo e amá-lo incondicionalmente durante toda a vida. 💗
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir no Instagram e Facebook e estar ciente de nossas dicas e produtos.