Na hora de começar a arrumar o quarto para a chegada do bebê surgem muitas dúvidas sobre o que será necessário para que ele possa ter um descanso saudável e tranquilo.
Por outro lado, a medida que o pequeno cresce, as dúvidas sobre se ele deveria usar um travesseiro se tornam mais frequentes.
Por isso hoje queremos compartilhar algumas dicas para saber quando começar a usar um travesseiro para seu bebê, se é realmente necessário e quais são os cuidados fundamentais.
Travesseiro sim ou não?
Os bebês têm uma anatomia muito diferente das crianças maiores ou adultos. Sua cabeça é maior em proporção ao resto do corpo e o seu pescoço é menor. É por esse motivo que nos seus primeiros dias de vida, ele não precisará de um travesseiro para ter um descanso adequado.
Até o primeiro ano não é recomendável utilizar um travesseiro para o bebê, pois ele pode representar um risco e não um conforto. O travesseiro não irá gerar um melhor suporte para sua coluna, nem um melhor descanso.
Quando começar a usar?
Entre os dois e três anos de vida o corpo do bebê começará a parecer mais com o de um adulto, seus ombros ficarão mais largos do que a sua cabeça. Se ele deitar de lado a sua cabeça cairá e não favorecerá o seu descanso.
Por outro lado, nessa idade, o bebê terá adquirido certa consciência sobre seu corpo e maturidade sobre si mesmo e poderá se mover para achar uma posição confortável durante o sono sem correr o risco de sufocar.
A partir desta idade o travesseiro será necessário para obter um correto alinhamento do seu corpo.
Qual travesseiro usar?
Quando chegar a hora de que seu bebê comece a usar um travesseiro é importante escolher um adequado ao seu tamanho e desenvolvimento corporal. O travesseiro deve ser:
- Fino e baixo, para permitir que a cabeca, o pescoco e a coluna permaneçam corretamente alinhados.
- De preferência fofo, não firme. Lembre que os bebês são leves e um travesseiro com tendência a ser mais firme (a não ceder) poderia causar problemas cervicais
- Do mesmo tamanho que a cama, assim quando ele se mover continuará apoiado no travesseiro e não terá o seu descanso interrompido.
- Com fronha removível para poder lavá-la e higienizá-la frequentemente.
Travesseiro antes dos 24 meses?
É importante levar em consideração que, por mais que pareça que o seu bebê não descanse bem, não é preciso usar um travesseiro, pois pode ser prejudicial para a sua saúde.
Ao usar um travesseiro sua coluna fica desalinhada e a curvatura natural do pescoço é forçada, além de aumentar o risco de morte súbita. O risco pode ocorrer devido a diferentes fatores, por exemplo, deitar o bebê de bruços, e se ele ainda estiver usando um travesseiro, pode provocar um bloqueio nas vias aéreas.
Conselhos
Embora para os adultos pareça praticamente impossível dormir sem um travesseiro, é importante saber que o bebê não precisará dele.
O melhor é que você sempre observe o descanso do seu pequeno para identificar se ele está dormindo corretamente e em posições confortáveis.
Também é recomendável trocar constantemente sua posição de um lado para o outro do berço para que sua cabecinha, que ainda é muito delicada, esteja segura.
Lembre: Só você saberá o que é mais saudável para o seu filho. Se você tiver dúvidas sobre se ele precisará um travesseiro antes dos 24 meses, consulte sempre ao seu médico de confiança, ele saberá aconselhá-la da melhor maneira.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas dicas e produtos