O tempo de ficar em casa tem se estendido mais do que nós imaginávamos e é provável que suas ideias de atividades para estimular o seu bebê tenham se esgotado.
Por isso, hoje queremos compartilhar algumas ideias para brincar com seu bebê em casa e continuar aproveitando esse tempo extra em casa para ver o seu pequeno crescer.
Os estímulos são muito importantes
Brincar, interagir e estimular os bebês são tarefas muito importantes para o seu crescimento. Não importa a idade, pois existem atividades que você pode praticar durante todas as etapas de crescimento.
No primeiro ano de vida, os bebês começam a ser conscientes do seu corpo e dos seus sentidos. Por isso é importante realizar atividades relacionadas a estimulação cognitiva, sensorial, motora e social.
Através dessas atividades os pequenos começam a interagir consigo mesmos e com a família. Isso também despertará o interesse pelo seu entorno e pelas coisas com que ele tiver contato.
Brincadeiras musicais
Os estímulos que envolvam música ou sons são muito benéficos para a saúde dos bebês. Além disso, essas atividades podem ser realizadas desde 0 a 1 ano de idade.
Os sons ajudam a desenvolver a audição e a atenção pelas coisas ao seu redor. Sempre é bom começar com sons mais relaxantes para começar a ver as suas primeiras reações.
Uma brincadeira muito divertida, fácil e que despertará os sentidos do seu filho é colocá-lo em um tapete ou num chão adequado, para que ele possa se mover livremente, e emitir o som de um chocalho ou uma caixinha de música.
Depois mova o objeto suavemente fazendo barulho para que o pequeno comece a se mover e procurar com o olhar de onde vem o som. Isso ajudará a desenvolver a aos poucos a sua acuidade auditiva.
Atividades motoras
As brincadeiras que envolvem o uso de habilidades motoras são muito importantes para ajudar as crianças a começar a tomar consciência dos seus movimentos e seu corpo.
Se você tiver uma bola ou uma almofada em forma de cilindro coloque o seu pequeno em cima do objeto, apoiando o peito e a barriga e mova ele para frente e para trás.
Essa atividade o estimulará a engatinhar, aprendendo a posicionar suas mãos e pés, e a coordenar seus movimentos. Quando ele começar a se posicionar sozinho, você pode incentivá-lo a se movimentar através de brinquedos chamativos que o levem a procurá-los.
Ao mesmo tempo, é importante manter constantemente o contato visual com seu bebê durante as brincadeiras, para conhecer como é a sua experiência e ajudá-lo a compreender melhor o que acontece.
Com essas dicas esperamos poder lhe ajudar a continuar estimulando o seu pequeno e que esse tempo em casa seja de aprendizados, amor e muita diversão em família.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas dicas e produtos