É muito comum pensar que os recém-nascidos quase que não percebem emoções, objetos ou cheiros, mas a verdade é que eles são muito inteligentes e estão sempre em estado de alerta.
Hoje queremos lhe contar quais são as coisas mais percebidas pelos recém-nascidos e como o humor e o comportamento deles muda de acordo com o que sentem. Você vai se surpreender!
Sentimentos negativos
É muito importante aceitar que ter um bebê, sendo mãe de primeira viagem ou não, gera uma montanha russa de emoções como medo, ansiedade ou estresse. E o seu recém-nascido poderá perceber qualquer um desses sentimentos, você até pode chegar a notar que ele está mais inquieto do que o normal.
Lembre que é fundamental para a sua saúde e a do seu pequeno que você consiga aceitar esses sentimentos e canalizá-los, dessa forma você conseguirá ficar mais tranquila e ele também ficará mais relaxado.
Algumas atividades podem te ajudar a canalizar os sentimentos de estresse ou exaustão, como por exemplo, caminhar ao ar livre ou realizar exercícios de meditação e yoga. Também é muito importante para o seu estado de ânimo tentar descansar o necessário.
Sentimentos positivos
Da mesma forma em que o seu filho será influenciado pelos sentimentos negativos, também será pelos positivos que surjam em casa.
Os recém- nascidos também se conectam com a felicidade, o amor e a gratidão. Por isso, é importante que você tente transmitir diariamente felicidade e harmonia, dessa forma o seu bebê se sentirá mais tranquilo.
Ensinar os sentimentos de gratidão, amor e família desde o nascimento é a melhor forma de o seu pequeno crescer saudável e que possa gerar laços familiares fortes.
Cheiros e vozes
Os recém-nascidos podem reconhecer vozes e aromas familiares como os de sua mãe ou seu pai, mesmo sem conseguir perceber de onde vêm.
Além disso, eles conseguem se acalmar se estiverem em um ambiente com algum cheiro que seja familiar, como o do seu quarto ou o dos pais. O mesmo acontece com a voz da mãe, que lhe é familiar desde o nascimento e faz com que ele se relaxe.
A rotina
Os especialistas afirmam que os recém-nascidos se sentem mais confortáveis e crescem melhor se estabelecemos horários fixos para determinadas atividades, como a hora do banho, do cochilo ou de comer.
Desenvolver uma rotina em casa ajudará o seu filho a se sentir confiante em saber o que vem depois do almoço ou do banho. Por isso, por menor que seja o seu filho, crie uma rotina diária que inclua brincadeiras, banho, histórias para dormir e horas de descanso.
Além disso, essas atividades faram que o seu filhote comece a relacionar e a reconhecer objetos, horários e atividades. Isso será muito favorável para o seu desenvolvimento físico e mental.
Movimentos
Da mesma forma em que ele ficará confortável com a rotina, também perceberá se algo mudar. É muito comum que você o note mais inquieto do que o normal quando houver algum acontecimento diferente durante o dia.
Os bebês percebem as mudanças na dinâmica familiar, se há mais pessoas em casa o algum tipo de celebração. O mesmo acontecerá se o ritmo estiver mais calmo do que o normal ou se alguém da família estiver ausente.
Você está surpresa?
Os recém-nascidos podem perceber e sentir muitas emoções e ações!
É importante que você leve em consideração estas dicas para poder começar a criar uma conexão muito mais profunda com o seu filhote e fazer com que ele cresça rodeado de amor em um ambiente calmo e agradável.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas dicas e produtos