O contato físico com o bebê traz muitos benefícios para a mamãe e o bebê. As massagens são uma linda forma de conectar e criar laços afetivos. Também são muito boas para que o pequeno possa ter um descanso adequado e para incentivá lo a descobrir novas sensações.
Hoje queremos compartilhar com você algumas dicas para começar a fazer massagens no seu filhote e descobrir uma nova forma de compartilhar momentos únicos.
Benefícios
Esta atividade traz vários benefícios para seu pequeno:
- Reduz o estresse: As massagens ajudam o bebê a relaxar, a pegar no sono de forma mais profunda e a ter um descanso muito reparador.
- Ajuda na digestão: E também acalma as cólicas que são muito frequentes nos bebés. As massagens farão com que o sistema digestivo da criança funcione melhor e ela se sinta mais aliviada.
- Melhora o sistema respiratório: Favorece o relaxamento da criança e isso melhora a respiração, devido a que os níveis de oxigênio estarão muito mais equilibrados.
- Ajuda a conhecer o seu próprio corpo: Essa atividade incentiva o bebê a descobrir seu corpo e também a explorar novas sensações. Além disso, também oferece mais segurança, aumentando os vínculos positivos.
O que deve ser considerado antes de começar?
É importante esperar a que o seu bebê complete o seu primeiro mês de vida para fazer massagens nele. Além disso, tente que seja num ambiente confortável e que ele esteja relaxado.
Procure que o quarto esteja numa temperatura cálida e que não haja objetos que distraiam o bebê. Dessa forma ele poderá prestar toda sua atenção e ter os seus sentidos em alerta durante a massagem.
Também é importante usar aceites ou cremes recomendados anteriormente pelo pediatra, para evitar possíveis reações alérgicas ou desconforto. Além disso, lembre que você não deve colocar o produto diretamente sobre a pele do bebê, comece a massagem quando suas mãos estiverem a uma temperatura agradável.
Passo a passo para a massagem ideal:
- Coloque o seu bebê de costas sobre uma superfície confortável e agradável, fique em uma posição que permita estabelecer contato visual entre os dois.
- A pressão que deve exercer será quase zero durante o primeiro mês. Logo você poderá ir aumentando aos poucos de acordo com o desenvolvimento muscular do bebê. Também é importante que você saiba diferenciar as áreas mais sensíveis onde não deve pressionar.
- Comece pelos pezinhos. Tente massagear a planta dos pés exercendo muito pouca pressão. Se você notar que os dedinhos se encolhem, não se preocupe, é um reflexo normal que irá desaparecendo com o crescimento. Você também pode massagear os dedinhos para que ele experimente sensações diferentes.
- Continue pelas perninhas, com movimentos suaves de rotação e preste atenção a sua reação. Poce fazer cócegas ou ele pode nao gostar. É por esse motivo que o contato visual é muito importante.
- Depois iniciaremos a massagem nos bracinhos. O mais recomendável é começar pelas mãos, pois é um contato que eles já têm incorporado e não será uma coisa nova a explorar. Se ele responde bem, continúe pelo bracinho com movimentos suaves e ascendentes. Lembre de prestar atenção às suas reações em todo momento.
- A massagem no abdomem deve ser muito suave devido a que é uma área muito sensível dos bebês. Você deve começar apoiando as mãos sobre o início da barriguinha dele e deslizar suavemente para baixo e depois para os lados. Esse tipo de massagem ajudará a aliviar cólicas e qualquer mal estar.
- Continue pelas costas. Colocar o seu bebê de bruços favorece ao desenvolvimento muscular. Os movimentos serão os mesmos que no abdômen, desça suavemente e depois para os lados.
- Finalize a massagem fazendo algumas carícias com movimentos circulares nas bochechas. Isso ajudará a criança a ficar totalmente relaxada e também a aliviar a tensão na mandíbula.
Recomendações:
Lembre, que ao inicio a massagem não deve durar mais do que alguns poucos minutos, pois a criança não irá aguentar muito tempo com a cabecinha erguida. A medida que ele for crescendo voce poderá aumentar a duracao.
Quando terminar a massagem, de um abraço e um beijo como forma de agradecimento pelo momento compartilhado. Isso fará que ele possa relacionar a massagem com um momento de felicidade e amor.
Agora que você já conhece o passo a passo de como fazer uma boa massagem no seu filhote é hora de se jogar e começar a aproveitar essa atividade que trará muitos momentos de felicidade.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas dicas e produtos