Ao nascer os bebês se encontram com um mundo totalmente novo, ao qual devem se integrar. Por isso, estimulá-los é muito importante para contribuir no seu desenvolvimento e adaptação.
Na Pitibebê queremos deixar algumas ideias para que você possa começar a incentivar o seu pequeno e ajudá-lo a desenvolver todos os seus sentidos através de várias atividades que podem ser feitas em família.
Audicao
Esse sentido começa a se desenvolver a partir da barriga ao ouvir o som da voz materna. É muito importante não minimizar os sons do ambiente.
Quanto mais acostumado estiver o bebê aos sons como o telefone ou a campainha, melhor será sua adaptação. Além disso você pode ajudá-lo utilizando chocalhos ou sinos de brinquedo.
Ao mesmo tempo, ao gesticular e pronunciar as palavras de forma clara e forte você estará contribuindo a que o seu filhote comece a diferenciar pessoas e objetos.
Por outro lado, para ajustar ainda mais a audição, você pode cantar para ele e colocar música em idiomas e ritmos diferentes.
Conversar com ele e contar sobre as atividades que você estiver fazendo, como por exemplo: “agora vamos vestir as roupinhas”, também estimula o reconhecimento de ações e objetos.
Olfato
O olfato é um sentido muito particular. Tendemos a associar cheiros com pessoas, lugares e até lembranças.
Estimular este sentido é essencial para que o seu filho comece a lembrar de lugares ou ações.
Se o seu bebê já consegue manter o equilíbrio sozinho, o ideal é que ele sente na mesa para comer com toda a família. Alí ele reconhecerá diversos cheiros de comida e associará que é hora de jantar.
Ter flores em casa também é uma forma de estimular esse sentido, desde que não gerem alergias. Usar especiarias na comida também contribui para desenvolvê-lo.
Além disso, os bebês conseguem reconhecer sua mãe através do olfato, e logo logo também poderão reconhecer o seu pai e o resto da família. Cada pessoa tem o seu próprio cheiro corporal, coisa que os bebês reconhecem muito facilmente.
Visão
Talvez esse sentido seja o que o bebê usa e desenvolve mais cedo. De todas formas, os recém nascidos veem apenas a curtas distâncias e em linha reta.
Por otro lado, é somente depois dos quatro meses que eles começam a diferenciar melhor as cores e inclusive, até os seis meses não conseguem reconhecer completamente todas as cores.
Para estimular esse sentido você pode usar brinquedos com cores vivas e com grandes contrastes. Tente aproximar e distanciar o brinquedo para afinar a sua visão.
Além disso, você pode brincar com espelhos para que ele possa reconhecer o seu reflexo, e quando interagir com ele gesticule bastante, dessa forma ele poderá perceber as diferentes expressões do seu rosto.
Os bebês tendem a imitar e observar as pessoas que formam parte do seu círculo de confiança. Eles desejam se comunicar constantemente conosco.
Tato
Talvez esse sentido seja o mais fácil de estimular já que é usado constantemente por os pequenos. Desde o nascimento eles desenvolvem o tato, através da alimentação, o banho, as roupas e os objetos.
Você pode experimentar usando diferentes tipos de lencois, abrigos e almofadas. São as coisas com as quais eles têm mais contato e dessa forma você pode mostrar diferentes texturas.
Quando ele começar a se movimentar mais, você deve adaptar sua casa a ele e nao o bebê à casa. É muito importante que ele possa ter liberdade de se mover com segurança e poder experimentar.
Você também pode ajudá-lo oferecendo brinquedos com alças, formas e texturas diferentes. Colocá-los dentro de uma caixa e convidá-lo a tirar um por um, isso despertará sua curiosidade e o fará conhecer novas sensações.
Por outro lado, fazer algumas massagens, carinhos ou pequenas cócegas também estimulam o bebê a sentir o carinho de outra pessoa e a descobrir os seus limites corporais.
Paladar
Os bebês geralmente colocam tudo na boca. Esse sentido é um dos seus favoritos para descobrir o mundo.
A comida desperta o olfato e também o paladar. Sentar o pequeno a mesa e deixá-lo descobrir os diferentes sabores fará com que ele possa associar a hora de comer com um momento de felicidade em família.
Por outro lado, é recomendável oferecer diferentes sabores ao pequeno. Salgado, doce o azedo em pequenas porções, isso o ajudará a desenvolver as papilas gustativas e a reconhecer quais alimentos ele gosta mais e quais menos.
Ao mesmo tempo, incentivá-lo a explorar diferentes opções contribui a que ele tenha uma alimentação variada e equilibrada que favorecerá o seu crescimento.
Com estas dicas e as suas ideias você ajudará o seu filho a desenvolver todos os sentidos e a estimulará o seu crescimento de uma forma divertida. Compartilhar tempo com o bebê é a melhor forma de participar do seu crescimento.
Gostou da nota de hoje? Toda sexta tem conteúdo quentinho no nosso blog. Você também pode nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro das nossas dicas e produtos.