As crianças são os passageiros mais vulneráveis em um carro. Por isso, devem ser tomadas algumas medidas de segurança para protegê-las de sofrerem maiores consequências em possíveis acidentes de trânsito.
Quais são as medidas de segurança que devemos tomar?
Assentos especiais:
É recomendável utilizar assentos e cadeirinhas selecionados de acordo com o peso e altura da criança. Os especialistas recomendam o seu uso até os 12 anos de idade, situação que geralmente não ocorre na realidade, mesmo sendo recomendada. O uso dessas cadeiras de segurança é fundamental para salvar a vida da criança e diminuir possíveis ferimentos em caso de acidente.
Eles devem viajar de costas:
É recomendável que as crianças viajem em cadeiras instaladas de costas para a estrada o maior tempo possível, até os quatro anos ou mais, já que é muito perigoso que eles viajem de frente pra a estrada antes dos 15 meses de idade.
Sentados no banco de trás:
Este é o assento mais seguro para colocar a criança. Muitas famílias levam o seus bebês no colo no banco de trás, acreditando que eles estarão mais protegidos, mas na verdade essa decisão pode custar à vida da criança. Uma criança que viaja de carro sem medidas de segurança adequadas aumenta em cinco as chances de sofrer ferimentos fatais.
Que medidas que tomar de acordo com a idade da criança?
Bebês até 10 quilos (nove meses aproximadamente)
Eles devem viajar sentados em cadeirinhas especiais, com arnês de segurança, de costas para a estrada no banco de trás, se possível no centro. Dessa forma, o risco de sofrer lesões cervicais numa colisão frontal é reduzido e a proteção lateral também é melhorada.
Crianças entre 9 e 18 quilos (nove meses a três anos aprox)
Devem ir sentados em cadeirinhas de segurança, de costas a estrada e no banco de trás (também no centro se é possível)
Crianças entre 15 e 25 quilos (três a seis anos aprox)
Devem ir sentados em assentos de elevação com encostos ou em cadeirinhas que sejam compatíveis com o cinto de segurança do carro para poder colocá-lo.
Crianças entre 22 e 36 quilos (seis a doce anos aprox)
Também devem viajar sentados em assentos de elevação nos quais a altura possa ser regulada para ajustar o cinto de segurança sobre a clavícula.
O que acontece quando há uma colisão?
As colisões mais frequentes e mais graves são as frontais.
De acordo com as leis da Física, em caso de acidente é mais seguro para uma criança viajar em uma cadeira instalada de costas para a estrada devido a que as forças do impacto são direcionadas para a parte de trás da cadeirinha de segurança.
Em uma colisão frontal com uma cadeira de frente para a estrada o corpo a cabeça e o pescoço da criança é atingida com mais força. Além disso, as forças estão concentradas no arnês que suporta a criança, o que significa que há mais energia aplicada a uma superfície menor, o que aumenta a probabilidade de ferimentos.
Lembre-se de que as proporções do corpo de um bebê ou criança e o desenvolvimento dos músculos, ossos e ligamentos são diferentes das de um adulto e estão mais relacionadas à idade do que ao peso. Tomar todas as medidas de segurança recomendadas por especialistas reduzirá qualquer tipo de risco em acidentes de trânsito.
Gostou das nossas dicas?
Convidamos você a conhecer nosso blog, lá você vai achar mais dicas para grávidas e bebês, também pode seguir as nossas redes sociais e acompanhar todas as nossas novidades.