O yoga é considerado um dos melhores exercícios para mulheres grávidas, pois é de baixo impacto e tem muitos benefícios para a mamãe e também para o bebê.
Além disso, está comprovado que também ajuda a pessoas que sofrem de ansiedade, estresse ou depressão, pois consiste em posturas relaxantes e práticas de meditação que permitem diminuir as tensões e conectar-se consigo mesmo.
Recomendações
Os exercícios devem ser orientados por um profissional de Yoga que oriente os movimentos para os diferentes momentos da gravidez, levando em consideração a situação particular de cada gestante. É interessante saber que este exercício além de ser bom durante a gravidez, também ajuda as mamães a se preparar para o parto. A partir dos resultados de alguns estudos, foi possível comprovar que realizar Yoga pode reduzir as dores no parto e também ajuda a evitar a necessidade da cesariana.
Mais benefícios
Além dos já mencionados, fazer yoga ajuda a:
- Melhorar a postura e reduzir as dores nas costas se as práticas realizadas forem recomendadas por profissionais.
- Mantém você relaxada, reduz o estresse e a ansiedade porque ajuda você a se conectar com o seu corpo e sua mente.
- Melhora a conexão com o seu bebê, porque ele também experimentará a relaxação, o que favorece aos dois.
- Melhora sua respiração através de técnicas especiais que reduzem os seus níveis de ansiedade, relaxando o seu corpo e mente. É muito importante ter constância nesse ponto para manter este estado prolongado além da aula
É recomendável evitar
Apesar de todos os pontos positivos que já foram mencionados, existem algumas recomendações que devem ser levadas a sério para evitar más experiências:
- Não se inscreva em qualquer tipo de yoga sem antes perguntar sobre o método utilizado. Alguns exigem muito esforço físico e isso não é bom durante a gravidez. É recomendável realizar yoga pré-natal ou outros tipos que demandem pouco esforço físico e posturas seguras.
- Não é recomendável praticar Hot Yoga ou qualquer tipo que seja feito em temperaturas altas. Sempre é importante que a temperatura seja agradável e você se sinta confortável.
- Evite posturas que comprimam a barriga, que exijam muito alongamento na região abdominal, que exijam força nas costas ou posturas invertidas.
- Se perceber que o seu corpo requer muito esforço para se mexer ou respirar, nós recomendamos mudar a prática. Você sempre deve garantir o seu conforto e o do seu bebê.
É muito importante que antes de realizar qualquer tipo de exercício você consulte ao seu médico de confiança para que ele possa lhe recomendar a melhor opção para você e o seu bebê.
Gostou das dicas?
Passa lá no nosso blog para ver mais conteúdos e recomendações para você e o seu bebê. Siga também nossas redes sociais para ficar por dentro das nossas novidades!